Catalisador

Cadastre-se

Acesse o histórico de seus serviços mêcanicos realizados e aprove orçamentos e ordem de serviços da oficina.

Inspeção Veicular

Atualizado em 22 de abril de 2012
Catalisador

Catalisador não faz milagre na inspeção veicular.

O catalisador é muito suscetível à qualidade da combustão, ou seja, velas ruins, injeção desregulada, carro em mau estado de conservação, gasolina adulterada, tudo isso reflete no funcionamento do catalisador.
Em relação à inspeção veicular, que é obrigatória na cidade de São Paulo, lembramos que não adianta simplesmente trocar o catalisador. Este componente é essencial no sistema, mas a manutenção do carro também é importante, tudo funciona em conjunto. Se trocar o catalisador e não cuidar da manutenção geral do carro, os problemas de combustão irão continuar e o carro pode não passar na inspeção veicular.

Já foi a época que um carro carburado com catalisador perdia potência, atualmente com a injeção eletrônica assunto resolvido. A peça é parte do sistema inteligente do veículo, e através da sonda lambda, envia as informações para o motor sobre a combustão, qual a quantidade de oxigênio necessária. Essas informações são importantes para que a injeção faça a mistura ideal de combustível e ar para a combustão do motor.

A retirada do catalisador prejudica o desempenho do motor é aumenta o consumo de combustível.

Perante a inspeção veicular a retirada do catalisador é ilegal.

Em vias com asfalto irregular ou em terrenos acidentados cautela um impacto pode danificar o catalisador trincado a cerâmica elemento vital do catalisador.